Ansiedade na atualidade: compreender para cuidar
- Luis Fernando
- 12 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de jun.

Vivemos tempos acelerados, isso não é novidade. As demandas do cotidiano, a pressão por produtividade, o excesso de informações e as incertezas do futuro nos aproximam de um visitante cada vez mais comum: a ansiedade.
Na contemporaneidade, sentir-se ansioso já não é exceção, mas quase regra ― ainda mais em cenários de mudanças constantes como o nosso.
A ansiedade, por si só, é uma resposta natural diante de desafios ou ameaças.
Entretanto, quando se faz presente de maneira intensa e frequente, pode acarretar sintomas como insônia, tensão muscular, dificuldade de concentração, irritabilidade e até crises de pânico.
A longo prazo, essa inquietação constante pode comprometer a qualidade de vida como um todo, as relações interpessoais em todas as dimensões, e até mesmo comprometer a capacidade de resolver atividades mais simples do dia a dia.
E o que costuma desencadear essa ansiedade?
Uma soma de fatores, como por exemplo, o excesso de cobranças (internas e externas), o medo da desaprovação, a necessidade de controle e a sensação (ou ilusão) de que nunca se é suficiente. Nesse sentido, as redes sociais contribuem intensificando esse quadro, criando um cenário de comparações que alimentam as inseguranças.
Como a Gestalt-terapia ajuda a lidar com a ansiedade?
O convite da Gestalt-terapia começa com o convite ao “agora”. Ou seja, buscar a presença no presente, acolhendo sentimentos e sensações sem julgamento.
Práticas como o autoconhecimento, a autoaceitação e a ampliação da consciência do corpo também são fundamentais. Ou seja, técnicas simples — como exercícios de respiração, pausas conscientes e perguntas sobre “o que sinto agora?” — podem ajudar a reconstruir uma relação mais saudável consigo mesmo e reequilibrar a experiência ansiosa.
Sentir ansiedade faz parte da vida, mas você não precisa passar por isso sozinho.

A psicoterapia oferece um espaço acolhedor para que você compreenda seus sentimentos e desenvolva maneiras mais saudáveis de lidar com eles.
O apoio de um terapeuta torna o processo mais leve e consciente, promovendo autoconhecimento e bem-estar.
Se a ansiedade tem sido difícil de manejar, considere procurar um psicoterapeuta.